Vaga para Director de Finanças

Vaga para Director de Finanças
Vaga para Director de Finanças

21 junho, 2019

RECEBA VAGAS NO SEU EMAIL:  
Informamos que todas as oportunidades de emprego publicadas no site EMPREGO.INFROMOZ, sem excepção, não implicam qualquer custo para os candidatos

 

Supervisona: Gestor(a) Sénior de Finanças, Gestor Financeiro, Gestor(a) de Quickbooks e Gestor(a) de Subvenções.

Objectivo: Responsável pelas finanças e contabilidade para assegurar a integridade e o desempenho efectivo das operações financeiras em Moçambique

 

Resumo das Responsabilidades:

O/A Director/a de Finanças é responsável por dar todo o apoio financeiro e de gestão ao Escritório da Jhpiego em Moçambique, e programas relacionados, de modo a assegurar o bom funcionamento do escritório ao nível nacional. Isto inclui supervisão e fiscalização das operações financeiras diárias do escritório em Moçambique, incluindo orçamentos de programas, relatórios financeiros, controle das despesas, gestão de subvenções (sub-awards), fazer a supervisão de aquisições (procurement) e gestão de fornecedores, monitorar e apoiar o pessoal de finanças afectos aos escritórios centrais/provinciais/distritais e proceder a revisão dos sistemas de controle interno, tais como a cadeia de suprimentos e os sistemas de inventário dos projectos. Competelhe ainda proceder a revisão do sistema de gestão financeira e o sistema de contabilidade no local,  necessários para garantir a integridade e o desempenho eficaz das operações financeiras da Jhpiego. Ele /ela trabalhará de forma estreita com os Gestores/Directores dos Programas nos assuntos de índole financeira relacionadas aos seus programas. Ele/ela também estará envolvido/a na implementação e monitoramento de novos sistemas financeiros e fornecendo feedback regular sobre melhorias, conforme se julgue necessário e apropriado. Ele/ela deverá viajar regularmente para o campo/local onde as actividades ocorrem, para realizar visitas de conformidade, para fazer a supervisão e dar o apoio de que as equipas possam estar a necessitar.

 

Responsibilities:

·         Gerir a utilização efectiva do sistema de gestão financeira da Jhpiego para garantir um acompanhamento e relatórios financeiros precisos, assegurando a sua conformidade com as políticas da Jhpiego, doadores e requisitos legais.

·         Apoiar as actividades de início e de fecho do projectos bem como o estabelecimento de novos escritórios, conforme necessário.

·         Realizar a supervisão, orientação e mentoring do pessoal e assegurar o espírito de equipe dentro da equipe da área de finanças.

·         Proceder a revisão de políticas, procedimentos e sistemas, para assegurar a eficácia dos sistemas de control interno, garantindo que estejam a ser observados e cumpridos.

·         Dar aconselhamento técnico financeiro e contabilístico a todos os programas da Jhpiego para garantir a implementação efectiva do programa.

·         Rever e assessorar em questões financeiras e jurídicas, incluindo arrendamentos, sub-acordos e contratos.

·         Rever os orçamentos dos sub-acordos de parceiros, bem como os relatórios financeiros mensais de beneficiários.

·         Fazer a revisão e o monitoramento dos registos financeiros dos parceiros de implementação.

·         Administrar os subacordos, elaborar documentos de adjudicação (award documents), monitorar os pagamentos de subsídios e o cumprimento dos termos e condições da concessão, incluindo a implementação de procedimentos de monitoramento para subacordos (subs) de alto risco.

·         Auxiliar o pessoal do programa na elaboração de planos de trabalho e orçamentos operacionais anuais para programas e os custos/despesas do Escritório Nacional.

·         Identificar e comunicar questões de conformidade e risco ao/a Director/a Nacional e ao pessoal da Sede da Jhpiego em Baltimore (conforme necessário).

·         Dar orientação geral e suporte na resolução de problemas de conformidade identificados. Trabalhar com o/a Directora Nacional para identificar e gerir proactivamente o risco para o Escritório Nacional da Jhpiego em Moçambique

·         Trabalhar com o/a Director/a Nacional e com os outros colaboradores seniores para garantir o cumprimento das leis e requisitos locais, especialmente relacionados com a folha de salários e o imposto sobre os rendimentos, IVA, registo da Jhpiego em Moçambique e com vários requisitos estatutários.

·         Rever, regularmente, as recomendações do auditor interno, equipes internas de revisão, auditores externos e doadores, e garantir que sejam tomadas medidas de seguimento sobre as lacunas identificadas. Garantir que o escritório esteja pronto para auditorias/revisão de análises financeiras a qualquer momento. Trabalhar com Baltimore e colaboradores do Escritório Nacional para preparar-se para todas as auditorias mandatórias/estatutárias e dos doadoras.

·         Apoiar na preparação de relatórios mensais, trimestrais e/ou anuais, conforme necessário.

·         Examinar os documentos financeiros como a folha de salários, comprovativos/vouchers, facturas, notas de entrega, pedidos de compra e outros documentos para garantir a integridade, precisão e validade dos dados/documentos de suporte financeiros antes de efectuar os  pagamentos.

·         Monitorar o desembolso de fundos da(s) conta(s) bancária(s) do projecto para garantir a conformidade com as políticas e procedimentos financeiros da Jhpiego, conforme descrito no Manual de Política Financeira e Contabilidade da Jhpiego para os Escritórios Nacionais da Jhpiego, Política Bancária, Manual de Aquisição, Manual de Compras e quaisquer outras políticas.

·         Analisar amostras de relatórios de despesas e outras despesas do projecto no dia-a-dia, para garantir uma adequada documentação, a permissão (allowability), alocação (allocability) e razoabilidade.

·         Rever os relatórios financeiros mensais do QuickBooks e de quaisquer outros relatórios antes de serem submetidos à Liderança.

·         Elaborar orçamentos de propostas para desenvolvimento de negócios/novos projectos para revisão, em consonância com os requisitos dos doadores.

·         Analisar, regularmente, as ferramentas de monitoramento financeiro, como o registo de pedidos de compras, o registo de passagens aéreas e airport transfer log, livros de bordo de veículos motorizados, etc.

·         Monitorar as percentagens de execução do orçamento (burn rates) e as despesas de todos os programas em coordenação com o/a Director/a Nacional, os Chiefs of Parties (COPs) e os colegas da Jhpiego em Baltimore, conforme necessário, assegurando a verificação de todas as despesas ao nível nacional e o desenvolvimento de projeções e outros relatórios financeiros para a tomada de decisões de gestão.

·         Assumir outros deveres e responsabilidades conforme seja designado.

 

Qualificações exigidas

·         Mestrado em Contabilidade, Finanças, Administração de Empresas ou equivalente.

·         Contabilista credenciado com certificação CPA (K), ACCA ou equivalente.

·         Mínimo de dez (10) anos de experiência pós-formação em gestão financeira com pelo menos 5 anos em uma posição sênior numa ONG ou agência de desenvolvimento respeitável.

·         Experiência em gestão financeira para awards superiores a $ 20 milhões de dólares.

·         Capacidade de se comunicar oralmente e por escrito e de interagir com confiança e credibilidade com altos funcionários do governo e doadores.

·         Digno de confiança e com uma reputação de integridade impecável.

·         Conhecedor/a das diretrizes / regulamentos financeiros da USAID, CDC e DOD.

·         Domínio de  informática, particularmente conhecimento prático de QuickBooks e MS office

·         Conhecimentos: (funcional ou técnico; por exemplo legislação, finanças, planificação nos programas, padrões de saúde pública, redacção de propostas, práticas de recursos humanos, etc.)

·         Comprovados conhecimentos e capacidade de orçamentação e monitoramento de orçamento

·         Expertise em sistemas de controle interno.

·         Gestão financeira e capacidade de apresentação de relatórios financeiros

·         Conhecimento dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceites, GAAP e das  melhores práticas de Contabilidade.

·         Conhecimento e Experiência de trabalho em ONGs financiadas por doadores e organizações globais, preferencialmente programas financiados pelo Governo dos Estados Unidos da América (United States Government – USG).

·         Conhecimentos de QuickBooks.

·         Conhecimentos suficientes que habilitam a realizar Auditoria e de investigação.

·         Domínio de informática, incluindo o uso de planilhas e/ou pacotes informáticos de Contabilidade.

·         Concepção de políticas organizacionais

·         Treinamento do pessoal

·         Competências financeiras e informáticas – conhecimento prático de aplicações de banco de dados, processamento de texto e Excel, bem como experiência com software de contabilidade.

·         Excelente capacidade de organização, detalhes e alto grau de precisão.

·         Capacidade demonstrada de gerir efectivamente várias actividades principais simultaneamente.

·         Fortes capacidade analítica e bom senso.

·         Excelentes habilidades interpessoais para interagir efectivamente com todos os níveis de colaboradores e parceiros.

·         Boa capacidade de comunicação oral e escrita para comunicar efectivamente constatações e análises.

·         Ser cooperativo, trabalhador, flexível e confiável.

·         Personalidade agradável, calorosa e extrovertida;

·         Seja de alta integridade e tenha um sentido de confidencialidade;

·         Esteja disposto a assumir responsabilidades extras para atingir as metas/objectivos estabelecidos pela organização.

·         Capacidade de desenvolver e implementar estratégias e tácticas efectivas para realizar tarefas atribuídas.

·         Capacidade de trabalhar de forma independente e como membro de uma equipe.

·         Seja auto-motivado, proactivo e tenha uma atitude positiva em relação ao trabalho, exigindo supervisão mínima.

·         Ser capaz de supervisionar o pessoal e garantir o trabalho em equipe

A data de encerramento da apresentação de candidaturas é 02 de Julho de 2019. 

Os candidatos interessados deverão apresentar o seu interesse atravês do link: https://jobs-jhpiego.icims.com/jobs/3633/finance-director/job

 

A Jhpiego oferece salários competitivos e um pacote abrangente de benefícios para os funcionários, incluindo: planos médicos e odontológicos; férias pagas, feriados e licença médica; Seguro de Acidentes de trabalho e Seguro de Acidentes Pessoais; Seguro de viagem, e muito mais. Encorajamos candidaturas de Mulheres!

Somente os candidatos seleccionados para entrevista serão contactados

VAGAS NÃO SE PAGA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *