
6 julho, 2020
SUBORDINAÇÃO: Na respectiva Província: Ponto Focal do INS (quando tiver na província); Nacional: Chefe do Departamento de Inquéritos e Vigilância do INS e Assessor Sénior de Pesquisa e Avaliação do ICAP
O ICAP da Universidade de Columbia é uma organização internacional não governamental que visa garantir o bem-estar das famílias e comunidades através do fortalecimento dos sistemas de saúde em todo o mundo.
Em parceria com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e em estreita colaboração com o PEPFAR Moçambique e o Instituto Nacional de Saúde (INS), o ICAP apoiará o Governo de Moçambique a monitorar a evolução da doença COVID-19 e relacionadas nos níveis provincial e nacional, na detecção rápida dos novos casos nas províncias onde o vírus ainda não está circulando, na monitoria dos casos e no rastreio dos contactos nas províncias onde o vírus começou a circular. O ICAP irá ainda apoiar na condução de avaliações de risco nos níveis distrital, provincial e nacional para orientar as acções de preparação e de resposta a epidemia da COVID-19.
Resumo da Posição
Ligado ao INS, estará baseado a nível provincial, e trabalhará em estreita colaboração com a equipe provincial de vigilância da COVID-19 para fortalecer e apoiar as actividades de vigilância da COVID-19 e relacionadas a nível provincial e distrital. Sob a orientação do Chefe do Departamento de Inquéritos e Vigilância do INS e do Assessor Sénior de Pesquisa e Avaliação do ICAP, o Coordenador Provincial de Observação de Saúde trabalhará em colaboração directa com a Equipes Locais de Vigilância incluindo as distritais para coordenar a gestão diária das actividades de vigilância da COVID-19 e relacionadas incluindo a identificação e manejo dos casos, rastreio dos contactos e na elaboração de relatórios. O Coordenador Provincial de Vigilância será também responsável por apoiar na formação e na capacitação das equipas vigilância nos níveis provincial e distrital e garantirá a conformidade dos documentos regulamentares e dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP).
Trabalhará em estreita colaboração com o PEPFAR e outros parceiros nacionais e internacionais que operam na província para coordenar as atividades de Observação de Saúde incluindo vigilância. Relata semanalmente sobre as atividades de vigilância a nível provincial para o Chefe do Departamento de Inquéritos e Vigilância do INS, Assessor Sénior de Pesquisa e Avaliação e à equipe nacional de resposta a COVID-19 e epidemia relacionadas.
Esta posição é financiada por uma subvenção.
Principais Responsabilidades
- Apoiar na gestão das actividades de Observação de Saúde e Vigilância da COVID-19 e relacionadas a nível provincial, em colaboração com os pontos focais do INS (onde houver) e autoridades locais de saúde.
- Apoiar a autoridades locais de saúde na identificação e organização das equipes de vigilância distritais para liderar as actividades de identificação de casos e rastreio dos contatos como parte da resposta a epidemia da COVID-19 e relacionadas.
- Realizar formações de actualização em serviço sobre o uso das ferramentas para a colheita de dados dos casos da COVID-19 e relacionadas e seguimento dos contactos.
- Realizar a capacitação das equipes distritais de gestão da saúde nos reportes de casos da COVID-19
e relacionadas, usando teleconferências e outras modalidades de formação on-line.
- Realizar visitas de campo para garantir uma recolha de dados atempada e com qualidade.
- Garantir relatórios de vigilância dos casos atempados e precisos para o INS e ICAP.
- Apoiar na resolução dos desafios ou problemas que possam surgir durante a vigilância da COVID-
19 e relacionadas nos níveis provincial e distrital.
- Apoiar as necessidades de comunicação organizando reuniões, teleconferências e interações regulares com os actores provinciais, incluindo a autoridades locais de saúde, equipes distritais de saúde e parceiros locais.
- Preparar relatórios de progresso e outros relatórios, conforme atribuído.
- Desempenhar outras tarefas, conforme designado.
Educação
- Licenciatura em Saúde Pública, Epidemiologia ou área relacionada à saúde de preferência
Experiência, habilidades e qualificações mínimas exigidas
- 3-5 anos de experiência na gestão de projetos de saúde pública
- Experiência demonstrada na análise de dados para a gestão de programas de saúde
- Experiência em trabalhar com intervenientes chave, entre os quais o INS e as equipes de gestão de
saúde provinciais e distritais
- Experiência na supervisão de equipes de gestão, equipas técnicas e de campo
- Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita em português e línguas locais
Requisitos para Viagens
- Viagens domésticas periódicas pelos distritos para apoiar na planificação e na implementação das actividades de vigilância
Instruções para a candidatura
Os CVs podem ser enviados para o seguinte email: ICAP-Jobs-Mozambique@cumc.columbia.edu
- Prazo para o concurso: 12 de Julho de 2020.
DURAÇÃO: Inicialmente até 30 de Setembro de 2020, com possibilidade de extensão dependendo da diponibilidade de fundos.
NOTA: Estas são posições locais e os candidatos aprovados serão contratados pelo ICAP em Moçambique.
LOCALIZAÇÃO: 1 em Cabo Delgado e 1 em Inhambane
O ICAP é um empregador que apoia a igualdade de oportunidades, valoriza a inclusão e uma força de trabalho diversificada. Todos os candidatos qualificados receberão a mesma consideração para o emprego.